31.07.2008

:: Dia do Do Quê Mêsss? ::

A quem interessar possa, hoje é Dia do Orgasmo. Como este Alfarrábio também é prestação de serviço, confiram alguns links com informações pra lá de úteis, como por exemplo:
>> Posições do Kama Sutra
>> Saiba como chegar lá - Parte 1
>> Chegue lá - Parte 2
>> Orgasmo: você pode ter um
>> Saia do marasmo sexual!
>> Tenha uma noite excitante
>> Brinquedinhos eróticos
>> Sexo tântrico: tiro e queda
Ah! Não carece de agradecimentos não. De nada =^)
Por Paulo Bicarato, às 15:42 de 31.07.2008 - 5 comentários
Categoria: Almanaque

:: Às Quintas, uma Persona ::

Livre pensar é só pensar. E a Madame era demais.

Zênon

Segundo clichê: words:
*- Para eles, você não passa de um ateu.
- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon."
* Mas não há ninguém tão tolo que não seja um pouco sábio.*
Por Paulo Bicarato, às 12:17 de 31.07.2008 - Comentem!
Categoria: Biblios

30.07.2008

:: Saying No ::

saying no
Por Paulo Bicarato, às 14:50 de 30.07.2008 - 5 comentários
Categoria: Blogosfera

:: Ser um Homem Feminino... ::

Uai, sô?!? Fui conferir a dica do PDoria, e esse trem me diz isso:
Likelihood of you being FEMALE is 51%
Likelihood of you being MALE is 49%
Vou começar a buscar mais por Angelina Jolie e coisas desse tipo, como o ótimo E Deus Criou a Mulher...

Segundo clichê: segue a Pamela Camassa, pra ver se melhora meu *karma*... =^)

Pamela Camassa<br />
Por Paulo Bicarato, às 12:59 de 30.07.2008 - 1 já comentou aqui
Categoria: Blogosfera

:: Religião e Insanidade ::

Abre aspas:
*O filme se repete, ad nauseam, com previsibilidade digna dos laterais do Galo. Em algum recanto dos grotões da América, juntam-se um punhado de ingredientes: o cenário é uma escola ou uma igreja; o personagem é um homem revoltado contra a conspiração dos “liberais”, dos gays, dos imigrantes ou de outro bode expiatório conveniente; o instrumento é uma arma, comprada no exercício do sagrado direito de proteger a propriedade contra as “ameaças externas”; o enredo é sempre o mesmo, um massacre com vítimas que morrem sem ter nem idéia do porquê. É um tipo de crime tão americano como a torta de maçã.*
Acho que há tempos não via uma descrição tão enxuta, com direito a bem-dosadas pitadas de sarcasmo, sobre Religião e Insanidade: confira o resto no mestre Idelber.
Por Paulo Bicarato, às 12:41 de 30.07.2008 - Comentem!
Categoria: Blogosfera

29.07.2008

:: Politicômetro ::

Já tinha visto há tempos esse testezinho da veja óia, mas como sempre fui avesso a esses trecos, deixei pra lá. Hoje me caiu de novo aqui na caixa postal, e resolvi testar o *politicômetro* -- como eu suspeitava, as alternativas não te dão margem a opiniões mais pessoais, é sempre genericão. De qualquer maneira, segue aí o resultado -- apesar de tudo, acho que não ficou muito longe do que este alfarrabista é. Faça aqui o seu.

Politicômetro
Por Paulo Bicarato, às 17:33 de 29.07.2008 - 5 comentários
Categoria: PretoNoBranco

:: Linux EaD ::

Com tutoriais, vídeos, apostilas, vale a pena conferir o site da ProInfo -- todo o material do curso de educação digital pra professores do MEC tá disponível, e com direito ao filme *Salto para o Futuro - a história, o começo, o futuro*, explicando o surgimento da web. Detalhe: eles usam a distro Linux Educacional, baseada no Debian. Ou seja, vários professores estão tendo o primeiro contato com o software livre.

[Dica lá da lista MetaRec]
Por Paulo Bicarato, às 16:07 de 29.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

:: Enigma Tostines ::

É véia, mas repetida agorinha por um colega aqui:
- Por que calça você bota, e bota você calça?
:-P
Por Paulo Bicarato, às 14:48 de 29.07.2008 - Comentem!
Categoria: Almanaque

:: Da Leveza do Homem e do Meio ::

Vira-e-mexe, tem uma querida colega, baianinharretada mêsss, que rascunha uns artigos. E, claro, este Alfarrábio cede gentil e prazeirosamente espaço pra publicá-los. Aí vai:
A insustentável leveza do homem e do meio
Joselani Soares

Joselani
O planejamento ambiental existe para lidar com os conflitos de interesses que opõem o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. E é por conta do primeiro que existe fragilidade na aplicação do planejamento. Com um histórico de estagnação e de frustrações sobre melhores condições econômicas, o Brasil já deu mostras de querer o desenvolvimento a qualquer preço, ainda que para isso seja necessário colocar em risco um de seus maiores patrimônios: os recursos naturais.

A sanha desenvolvimentista, e ao mesmo tempo predatória, já deixou rastros em ocupações quase que totais de áreas de mananciais, de preservação ambiental. Em alguns casos sobrou pouco para recuperar. Isso significa que já não há o que preservar no Brasil? Não, ainda não. Ao longo do tempo, o País tem implementado medidas para colocar o meio ambiente e a sustentabilidade na ordem do dia. A legislação ambiental é abrangente, atual, há a Política Nacional de Unidade de Conservação (Snuc), Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei de Proteção de Mananciais, Zoneamento Ambiental, e ainda a Agenda 21, que visa proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

A Política Nacional de Meio Ambiente, criada com a Lei 6.938/81, por exemplo, estabelece alguns passos visando a aplicação do conceito de sustentabilidade. A meta é garantir a adequação dos meios de exploração dos recursos às especificidades do meio ambiente. Com este viés, o planejamento demonstra que tem no conjunto de suas ferramentas legais e na força dos agentes sociais a sua grande potencialidade, caso de fato seja aplicado. É a chance de um país desenvolvido, mas com longevidade.

Em “A insustentável leveza do ser”, o escritor tcheco Milan Kundera fala sobre a condição humana e as fragilidades pelas quais esta é permeada. O romance político-filosófico descreve a oscilação do homem entre o peso e a leveza da vida, de acordo com seus próprios atos. A crônica pode se aplicar também à relação do homem com o meio ambiente. Ao mesmo tempo que cria instrumentos de controle, ele tem dificuldades para conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. Entretanto, se a vida na Terra terá peso ou leveza caberá ao homem colocar em prática esta poderosa ferramenta que é o planejamento ambiental.

Joselani Soares é jornalista e pós-graduanda em Educação Ambiental
Pra quem quiser, aqui tem outro texto dela.
Por Paulo Bicarato, às 12:34 de 29.07.2008 - 13 comentários
Categoria: Pensatas

28.07.2008

:: História Viva na Web ::

No dia 23 de outubro de 1793, o Times de Londres noticiava a execução de Maria Antonieta. E, sim, agora tá tudo online, desde 1785 -- não digitei errado não. Repito: 1785. São 200 anos de matérias, com mais de 20 milhões de artigos, com direito a uma timeline bem bacaninha.

Ah! O Tiago Dória também já comentou sobre o Times.
Por Paulo Bicarato, às 15:20 de 28.07.2008 - Comentem!
Categoria: Primeira Edição

25.07.2008

:: Pára o Mundo... ::

...que eu quero descer!

Gêmeos

Trabalho bacana d'Os Gêmeos, em foto da amiga-distante Zel -- tem mais aqui.
Por Paulo Bicarato, às 16:46 de 25.07.2008 - Comentem!
Categoria: Blogosfera

24.07.2008

:: Carro Open Source ::

Depois do Linus Torvalds, também vem da Finlândia outra iniciativa pra lá de bacana: Sähköaotot.fi: *comunidade finlandesa quer aplicar abordagem do Wikipedia para converter carros a gasolina*. Segundo a matéria do Estadão, a *eCars - Now!* é uma comunidade finlandesa na Web que procura aplicar a abordagem coletiva usada pelos colaboradores da enciclopédia online Wikipedia na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano. [...] O grupo está trabalhando de acordo com a tradição dos projetos de software de "código aberto" como o sistema operacional Linux. De minha parte, só pediria pro pessoal colocar pelo menos uma versão em inglês, porque finlandês restringe bastante a colaboração... :-P

Segundo clichê: Ôpa! Corrigindo, tem versão em inglês sim. =^)
Por Paulo Bicarato, às 14:27 de 24.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

:: Frazz ::

Iniciativas simples e bacanas pipocam aí pela web. Muito mais bacanas quando são abertas e, principalmente, colaborativas, compartilhando conhecimento sem visar (exclusivamente) lucro, grana ou fama -- até certo ponto despretensiosas mesmo. [Egotrip - em tempo: este blog, no ar desde junho de 2001, sempre se pautou por esses princípios.] Mas, voltando ao que interessa, achei hoje o Frazz, criado por Fabiano Bondia e Marcello Manso: trata-se de um site onde se pode consultar frases, citações, provérbios etc. Eles explicam:
É uma ferramenta colaborativa porque as frases de nosso banco de dados são todas cadastradas por usuários como você. Por isso, não deixe de cadastrar também suas frases favoritas!
Além disso, nós oferecemos diversas outras funcionalidades para que o frazz fique com a sua cara: você pode salvar suas frases preferidas em uma lista de favoritos, dar nota às melhores citações, ou até mesmo sugerir uma correção. Caso tenha achado alguma realmente especial, por que não enviá-la para um amigo?

[...] Enquanto isso, divirta-se, e, principalmente: Compartilhe Frases.
Valeu, Fabiano e Marcello!
Por Paulo Bicarato, às 14:02 de 24.07.2008 - Comentem!
Categoria: Biblios

:: Às Quintas, uma Persona ::

Huck Finn

Tom Sawyer era *o* cara. Mas eu fico com o Huck.

Por Paulo Bicarato, às 12:07 de 24.07.2008 - Comentem!
Categoria: Biblios

23.07.2008

:: SP 360° ::

Quer conhecer um pouco de São Paulo, sem precisar ir até lá? Fiquem à vontade no http://www.br360.com.br/. O autor (ou autora, que não conheço), Dudu Tresca, tá de parabéns, mostrando vários locais em 360º. Ficam aqui alguns exemplos, mas tem muito mais lá.

Zu Lai
Templo Budista Zu Lai
Estação da luz
Estação da Luz
Ibirapuera
Ibirapuera
Ipiranga-São João
Ipiranga X São João
Por Paulo Bicarato, às 15:27 de 23.07.2008 - Comentem!
Categoria: On the Road

:: Fontes em Debate ::

Pra quem vive na lida de, ou vira-e-mexe tem o desafio de escolher a melhor fonte, a melhor tipologia pra um determinado trampo, talvez esta conferência ajude a esclarecer um pouco quem é quem.

See more funny videos and funny pictures at CollegeHumor.


[Dica do PDoria]

Segundo clichê: segue o *cast*:

Times New Roman - Andrew Burns
Arial Narrow - Josh Thelin
Arial Black - Ras McCurdie
French Script - Amir Blumenfeld
Rage Italic - Patrick Cassels
Baskerville Old Face - Ashton Crosby
Bookman Old Style - Tom White
Wide Latin - Mikey G
Old English - Streeter Seidell
Jokerman - Jordan Hall
Futura - Sarah Schneider
Ransom - Vincent Peone
Courier and Courier New - Jeff Rubin
Curlz MT - Jen Dunlap
Century Gothic - Amanda Ferri
Wingdings - Dan Gurewitch
Comic Sans - Jake Hurwitz
Broadway - Sam Reich
Por Paulo Bicarato, às 13:15 de 23.07.2008 - Comentem!
Categoria: Etilíricas

22.07.2008

:: Pensar o Mundo - em CC ::

Qual seria a *palestra da sua vida*, mas resumida em 18 minutos? A proposta, feita a personalidades as mais diversas, foi feita pelo TED - Technology, Entertainment and Design, conferência anual que procura discutir o futuro das idéias. São mais de 200 vídeos, tudo liberado em Creative Commons. A seguir, Chris Anderson, editor da Wired, fala sobre a *Cauda Longa*.

[Dica do Link]



E o Negroponte falando sobre o OLPC:

Por Paulo Bicarato, às 13:28 de 22.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

:: Meninas: Chamado Geral ::

Calma, calma, não tô no desespero não. Muito pelo contrário, vimos por meio desta prestar um serviço de utilidade pública pras moçoilas.
O Google Brasil lançou um concurso do qual somente estudantes do sexo feminino podem participar: o objetivo, diz a empresa, é incentivá-las e inspirá-las a seguirem carreiras ligadas à engenharia e ciência da computação. As dez vencedoras ganharão laptops e também uma visita ao escritório de engenharia do Google em Belo Horizonte.

Site do concurso:
http://www.google.com/jobs/brazilwomen/
Por Paulo Bicarato, às 12:51 de 22.07.2008 - Comentem!
Categoria: Tecnologices

21.07.2008

:: Nonsense News ::

Tá cansado do imbróglio Daniel Dantas? Não sabe se fica do lado do Protógenes ou do Gilmar Mendes? Ainda tá tentando entender como o ministro Celso Amorim invocou Goebbels pra cutucar os países ricos na Rodada Doha? Ou, resumindo: tá achando o noticiário muito complicado? Ok, eu tenho a solução pros seus problemas – compre uma passagem só de ida pra Inglaterra ou, mais fácil e barato, digrátis, assine o RSS da BBC. Lá você fica sabendo, por exemplo, que no fim-de-semana, com direito a banda de música, foi realizado o 27º campeonato mundial de corrida de lesmas, com a participação de mais de 170 invertebrados. (O caracol vencedor, Heikki Kovalainen, precisou de três minutos e dois segundos para percorrer 33 centímetros. A matéria lembra, oportunamente, que apesar do nome finlandês o vitorioso é 100% inglês.) Ou, ainda, que um britânico quebrou o recorde mundial de passar roupa -- Ben Walton, de 32 anos, passou 923 peças de quinta-feira da semana passada até sábado, fazendo pausas de apenas cinco minutos a cada hora. Mais: a nobreza já não é mais a mesma – saibam que a princesa Anne, filha mais velha da rainha Elizabeth 2ª, usou em um casamento no último sábado o mesmo vestido com o qual compareceu ao casamento do príncipe Charles e Diana há 27 anos. Pra completar, um homem de 27 anos foi preso em Chislehurst, um subúrbio de Londres, sob suspeita de manter relações sexuais com ovelhas.

Pra não dizer que esses ingleses são loucos, pelo menos ficamos sabendo também que eles não se ocupam exclusivamente dessas importantes notícias. Quem for ao Museu Britânico pode conferir a mostra Hadrian: Empire and Conflict, com 180 objetos de/sobre a vida do imperador Adriano (117-138 a.C.). Divirtam-se sem moderação.
Por Paulo Bicarato, às 16:44 de 21.07.2008 - Comentem!
Categoria: Almanaque

18.07.2008

:: Coisas da Wikipedia ::

Sim, só mesmo lá é que eu fico sabendo que *66 é o terceiro número esfênico, e que pode ser escrito de seis formas distintas como a soma de dois números primos:
66=5+61=7+59=13+53=19+47=23+43=29+37*.

Pra completar, a Wikipedia também me informa que *66 (sessenta e seis, LXVI) é um número natural. Ele é precedido pelo 65 e sucedido pelo 67*.

Bom fim-de-semana a todxs =^)
Por Paulo Bicarato, às 19:22 de 18.07.2008 - Comentem!
Categoria: Almanaque

:: OpenMoko ::

Copy&paste do camarada Sapolino, vulgo DPádua. Bacanudo mêsss o brinquedinho.
O OpenMoko é um celular+PDA+mpx (à la iPhone) de hardware aberto (confira os arquivos CAD - referência pra vocë fazer o seu próprio openmoko) e baseado em software livre (um framework gnu/linux atento ao Android). (1) Confira a especificação (2) Entenda melhor nesta boa análise da Ars Technica (parte 1, parte 2 e parte 3 - em inglês) (3) Leia este comparativo elaborado pela própria OpenMoko (ligeiramente desatualizado) e (4) Veja um vídeo rápido.

No momento, o modelo Neo Freerunner está esgotado na loja online, mas dia 25 de julho chega mais. Uma hora eu compro essa budega.
Dêem uma olhada no bichinho:

Openmoko

Openmoko
Por Paulo Bicarato, às 18:56 de 18.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

:: Teste Cirílico ::

Talvez seja alguma proteção contra invasores bárbaros, mas meu CMS (Nucleus) não permite a exibição de caracteres cirílicos nos comentários, como o SLeo, e eu mesmo em seguida, tentamos em vão. Tô fuçando aqui pra tentar descobrir como liberar isso. E vejamos se aqui no post ele libera o que o SLeo queria: раскольников.
Por Paulo Bicarato, às 16:24 de 18.07.2008 - 2 comentários
Categoria: Almanaque

17.07.2008

:: $$$ ::

Responda rápido: o que você faria com 500 milhões de dólares zimbabuanos? Tsc, tsc, tsc... se enganou, meu bem: isso aí vale uns US$ 2, ou uns 3,2 reaus, ou uma cervejinha no boteco da esquina. Bom, na verdade, só durante o tempo que levei pra digitar ese post esse valor deve ter caído mais -- a inflação anual no Zimbábue chega a 2,2 milhões por cento ao ano. Tá lá na BBC.
Por Paulo Bicarato, às 17:08 de 17.07.2008 - 2 comentários
Categoria: Primeira Edição

:: oXcars ::

http://exgae.net/los-oxcars: Porque la cultura libre y colaborativa es la Cultura de nuestra época, porque es un hecho, porque ya no hay vuelta atrás.

Em Barcelona, a primeira premiação da cultura livre -- um festival pelo direito de copiar. Pros organizadores, na era digital são os meios de produção que devem se adaptar à nova democracia que prima pelo intercâmbio horizontal e compartilhamento da informação e cultura entre todos os cidadãos.

oXcars

[Dica do SAmadeu]
Por Paulo Bicarato, às 14:53 de 17.07.2008 - 1 já comentou aqui
Categoria: Linux Vida Open Source

:: Persona ::

Quixote

[Aproveitando o mote do PDoria, que traz sempre *Uma estante às quintas*, vou tentar manter regularmente *Uma persona às quintas*, preferencialmente, mas não exclusivamente, literárias. Sugestões são bem-vindas.]
Por Paulo Bicarato, às 14:43 de 17.07.2008 - 6 comentários
Categoria: Biblios

16.07.2008

:: Quando o Telefone Tocou... ::

Telefonemas inesperados sempre geram aquela natural expectativa. Quando vêm por parte da minha cara Chefinha, nunca -- nunca mesmo! -- se sabe o que virá. Dia desses, ela em viagem a trabalho, me liga e vem com outro típico *pedido* insólito:

- Bica, descubra pra mim qual o pronome de tratamento pro... bispo.

Ufa! Essa foi fácil, e com uma googlada, achei esse site, entre outros [Alfarrábio também é prestação de serviços]. Só pra confirmar, liguei pro ilustríssimo sr. Bicarato, meu pai -- não dá pra confiar só no Google, né?

Ok, tudo bem, passa o dia. Já à noitinha, degustando minha merecida cervejinha depois de tão árduas tarefas, eis que o celular toca de novo e... é a Chefinha. Hmmm... ligação lá pras 10 da noite não é bom sinal, mas eu atendo, claro.

- Bica, nem almoçamos hoje, saímos pra comer algo, tomamos um vinho e o motorista [que NÃO tomou vinho] se perdeu. Caímos na rua João Guimarães Rosa, e me lembrei de você. [Quer entender o porquê? mais aqui.]

Ufa! Também não foi dessa vez... Volto pra cervejinha e, dez minutos depois, toca o celular de novo -- é ela, de novo. Relembrando os pronomes de tratamento, ela me conta o causo de uma conhecida figura da cidade, lembrando de um antigo político, digno de uma personagem do Dias Gomes, o Odorico Paraguaçu. O figura, em qualquer cerimônia oficial, sempre observava os presentes e buscava uma saudação à altura. Eis que, numa inauguração ou sei-lá-o-quê em um cemitério, ao lado da apreensão dos assessores, ele tasca essa:

- Meus conterrâneos e subterrâneos...

Pano rápido!
Por Paulo Bicarato, às 19:13 de 16.07.2008 - 1 já comentou aqui
Categoria: Almanaque

:: NimbleX ::

Quer uma distro Linux *personalizada*? O NimbleX é um site no qual é possível criar uma distribuição Linux baseado nas suas necessidades. Em 24 horas eles constroem o ISO e você pode fazer download e compartilhar com quem você desejar. O site é baseado na distribuição NimbleX, que é uma versão do Slackware.

Veja em: http://custom.nimblex.net/

Fonte: http://hehe2.net/linuxhowto/create-your-own-linux-distro/

[Dica do Hudson na MetaRec]
Por Paulo Bicarato, às 16:45 de 16.07.2008 - 2 comentários
Categoria: Linux Vida Open Source

15.07.2008

:: Fidelização é Isso Aí ::

Programas de fidelização do cliente, técnicas modernas de marketing, planos de milhagem... pois é. Tudo o que os manuais dos bambambãs recomenda chega, enfim, à mais antiga profissão do mundo. Tá lá, deu (ôps...) na BBC: *Prostitutas fazem promoção 'pague 3, ganhe 1' na Itália*. Ah! A quem interessar, é na estrada Terraglio, nos arredores de Veneza, região do Vêneto.
Por Paulo Bicarato, às 15:51 de 15.07.2008 - Comentem!
Categoria: Primeira Edição

:: Livro Livre ::

LivroLivreEm mais uma iniciativa do camarada Pedro Markun, tá lançado o Livro Livre: leiam, registrem, libertem!

*A idéia por trás do Livro Livre é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleiras, acumulando poeira e relegados à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande biblioteca.*
Por Paulo Bicarato, às 13:09 de 15.07.2008 - 4 comentários
Categoria: Biblios

:: Consituição Brasileira ::

Sobre todo o imbróglio Dantas, Mendes & cia., não custa lembrar a sugestão do Capistrano de Abreu -- a Constituição Federal deveria conter apenas dois artigos:

"Artigo 1º - Todo brasileiro deve ter vergonha na cara.

"Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário.


[Citação muito bem lembrada pelo Frei Betto, em artigo na Folha do domingo. Reproduzo a seguir, na íntegra, pros sem-Folha.] [leia mais...]
Por Paulo Bicarato, às 13:00 de 15.07.2008 - Comentem!
Categoria: Pensatas

14.07.2008

:: Que Coisa Feia... ::

Facinho ganhar dinheiro, né? O senado (com *s* minúsculo) paga nada menos que R$ 48 mil por mês (sim, você leu isso mesmo) por um bannerzinho num site furreca. Depois que o lance vazou na blogosfera, eles tentaram tapar o Sol com a peneira, alterando os textos das páginas dos contratos:

http://www.senado.gov.br/sf/contratos/empresaContratada.asp?o=1&e=PARA%CDBA+INTERNET+GRAPHICS

Ó só: vigência: início 15/05/2008 - final 14/05/2008 — ou seja, *menos um dia*…

Pena que eles não tenham o conceito do cache do Google:

http://209.85.215.104/search?q=cache:jQzY4VgBeRoJ:www.senado.gov.br/sf/contratos/empresaContratada.asp%3Foo=1&e=PARA%CDBA+GRAPHICS+020.559/07-0&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

Quem sacou a parada foi o Cardoso. Repliquem por aí...
Por Paulo Bicarato, às 16:20 de 14.07.2008 - Comentem!
Categoria: Blogosfera

:: Gilmar *Dantas* Mendes ::

Mestre Idelber que me perdoe, mas copio a seguir trecho de um post dele, lembrando que tá no ar o blog Apoiamos o juiz Fausto De Sanctis.
Fora Gilmar Mendes
Estão sendo convocadas, Brasil afora, uma série de manifestações contra o Presidente do STF, Gilmar Mendes, para o próximo sábado, dia 19. Aqui em São Paulo ela acontece na Avenida Paulista, a partir das 10 horas da manhã. Quem convoca é o Eduardo Guimarães, do Movimento dos Sem-Mídia, que tem experiência bem-sucedida com esse tipo de evento. Em Belo Horizonte, o ato acontece na Praça da Liberdade, também a partir das 10 horas. Em Porto Alegre, a manifestação será na Feira do Brique da Redenção, no mesmo horário. A concentração se iniciará no Monumento ao Expedicionário. Ajude a divulgar, é importante. Se souber de iniciativas em outras cidades, avise.

*****
Há uma petição online exigindo a saída de Gilmar Mendes do Superior Tribunal Federal. A petição rapidamente amealhou 1.500 2.470 assinaturas. Assine e divulgue você também.

****
Paulo Henrique Amorim, que vem dando um show de cobertura do caso – ele realmente entende do assunto –, noticia que apareceu um “Gilmar” nas fitas gravadas pela Polícia Federal. Quem será? Gilmar dos Santos Neves, claro, o maior goleiro do Brasil em Copas do Mundo, aquele em quem tudo parava.
E o Azenha relembra artigo do dr. Dallari, lá em 2002, quando da indicaçaõ do Gilmar Mendes pro STF. Sugestivo título: *Degradação do Judiciário*. [leia mais...]
Por Paulo Bicarato, às 15:53 de 14.07.2008 - Comentem!
Categoria: Primeira Edição

:: Alguém me Explica, por Favor? ::

Abre aspas: *De repente, só se fala em gestão fraudulenta, evasão de divisas, informação privilegiana, sonegação fiscal, espionagem... Cá pra nós, chamar uma operação policial de Satiagraha já é meio caminho andado para não esclarecer coisa nenhuma.* Dois textos do Tutty Vasques, que reproduzo a seguir, resumem bem a sensação que me toma (ui!) nos últimos dias. Confusão dos diabos, cara! Tá uma lambança sem tamanho que mal dá pra comentar. A impressão é que não dá pra subestimar a capacidade desse povo de virar o mundo de ponta-cabeça, e não quero nem entrar nos méritos (ãh?) do ministro Gilmar Mendes -- confiram lá no Adauto, que tem mais links, digamos, esclarecedores: monetizando seu site ||| eu não te disse? eu não te disse? ||| quis custodiet ipsos custodes?). Se alguém puder me dar alguma luz, agradeço desde já.
O drama de ser mulher de milionário no Brasil

Tutty
Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta podem até estar sabendo por que foram presos durante a semana, mas a verdade é que a sociedade brasileira não sabe muito bem porque os prendeu. A maioria aprovou a ação – rico algemado é tão divertido quanto pobre de limosine -, mas não há cidadão razoavelmente bem informado que de vez em quando não pare pra pensar que diabos os fundos de pensão têm a ver com as calças. E o Marcos Valério, meu Deus do céu, como é que surgiu o nome dele junto com o da irmã de Daniel Dantas, o do filho de Naji Nahas, o próprio Celso Pitta, mais o Mangabeira Unger, o Gushiken, a Brasil Telecom, a CPI dos Correios, um certo João candidato a presidente, a Amazônia Celular, o Mensalão, o Gilberto Carvalho, o Eike Batista e o escambau?

O José Dirceu a gente até entende. O ex-ministro virou personagem itinerante dos escândalos em cartaz. Um vilão de meia dúzia de novelas simultaneamente no ar em emissoras diferentes. Mas, fora ele, está cada vez mais complicado entender o noticiário desde que todas as falcatruas nacionais começaram a convergir para o mesmo golpe. Como se houvesse uma única quadrilha em atividade no País, controlando tudo: do mercado financeiro ao achaque a camelôs da região da Mooca, passando pela emissão fraudulenta de carteiras de motoristas e pela privatização das teles.

O povão, coitado, sabe o que é roubo, furto, estelionato, latrocínio, estupro, seqüestro relâmpago, ‘saidinha’ de banco, assassinato, 171, ‘boa noite, Cinderela!’, bafômetro... De repente, só se fala em gestão fraudulenta, evasão de divisas, informação privilegiana, sonegação fiscal, espionagem... Cá pra nós, chamar uma operação policial de Satiagraha já é meio caminho andado para não esclarecer coisa nenhuma.

O povão não entende nada, mas está adorando a farra. Eu tenho pena é das mulheres dos milionários brasileiros que não fazem a menor idéia do que seus respectivos maridos fazem nos bancos, nos gabinetes palacianos, nas Ilhas Cayman... Senhoras finíssimas que leram nos jornais que o Ministério Público considera a mulher de Daniel Dantas ‘laranja’ dele por ter uma empresa em seu nome e movimentar uma conta bancária da respectiva pessoa jurídica. Nove entre 10 madames brasileiras praticam este expediente sem nunca ter imaginado que isso pode dar cadeia.

É especialmente para essas adoráveis peruas – até porque o povão não sabe nem o que é workshop - que eu sugiro a criação de um centro permanente de atualização básica em matéria de crimes financeiros. Ninguém merece ter seu jardim pisoteado por agentes da Polícia Federal sem fazer a mínima idéia do que está acontecendo.

'Fair play, please!'

Se chegou ao ponto do atacante Diego Tardelli pedir pra sair por “não me sentir bem naquele ambiente”, imagina o que não estava rolando no sítio do goleiro Bruno, próximo a Belo Horizonte, onde quatro jogadores do Flamengo resolveram esticar a quarta-feira de jogo contra o Atlético-MG, no Mineirão. Levaram oito garotas de programa - duas pra cada um.

O goleiro reserva Paulo Victor lembra que a certa altura agarrou uma garrafa atirada contra uma das moças pelo insaciável Marcinho, artilheiro do Brasileirão. O resto da história é tão confusa quanto a de Ronaldo Fenômeno com aqueles três travestis num motelzinho de quinta na Barra da Tijuca.

Tem sido assim - clandestina, perversa e doentia - a relação de nossos craques com o sexo desde que a vida noturna virou pecado para jogador de futebol. Houve um tempo em que atleta namorava em boates ou rodas de samba. Hoje, volta e meia suas noites acabam empatadas na delegacia. A derrota moral só se confirma no dia seguinte.
Por Paulo Bicarato, às 14:20 de 14.07.2008 - 2 comentários
Categoria: PretoNoBranco

11.07.2008

:: MetaRec Na Veia! ::


Exibir minha página em MetaRec - A Arte da Reciclagem Tecnologica


[Dia complicado, hoje. Mas tudo há de melhorar, sem maiores consequências -- espero. Mandem um axé e as energias e os bons fluidos e as orações, que são bem-vindos.]
Por Paulo Bicarato, às 17:57 de 11.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

08.07.2008

:: Borboletas ::

Manoel de Barros

Li essa frase esse poema não sei onde outro dia e, hoje, me dei conta que tá lá no Cyrano. Thanks, camarada =^)
Por Paulo Bicarato, às 16:26 de 08.07.2008 - Comentem!
Categoria: Etilíricas

:: Mutcho Lôco ::

Por Paulo Bicarato, às 15:10 de 08.07.2008 - Comentem!
Categoria: Tecnologices

07.07.2008

:: Manifesto pela Liberdade do Conhecimento ::

Pois então, o senador Eduardo Azeredo tá conseguindo levar pra frente o projeto que vai contra tudo o que entendemos por liberdade na rede. Mas o negócio é o seguinte: não dá pra deixar esse trem maluco ser aprovado de vez, e temos a oportunidade de nos mobilizar contra isso. Assine aqui a petição contra o projeto do senador Azeredo, e entenda mais o que tá rolando acompanhando o SAmadeu e, entre outros, o PDoria, que explica direitinho. E leia a seguir o Manifesto em Defesa da Liberdade e do Progresso do Conhecimento na Internet Brasileira:
Cyberspace
A Internet ampliou de forma inédita a comunicação humana, permitindo um avanço planetário na maneira de produzir, distribuir e consumir conhecimento, seja ele escrito, imagético ou sonoro. Construída colaborativamente, a rede é uma das maiores expressões da diversidade cultural e da criatividade social do século XX. Descentralizada, a Internet baseia-se na interatividade e na possibilidade de todos tornarem-se produtores e não apenas consumidores de informação, como impera ainda na era das mídias de massa. Na Internet, a liberdade de criação de conteúdos alimenta, e é alimentada, pela liberdade de criação de novos formatos midiáticos, de novos programas, de novas tecnologias, de novas redes sociais. A liberdade é a base da criação do conhecimento. E ela está na base do desenvolvimento e da sobrevivência da Internet.

Azeredo não!
A Internet é uma rede de redes, sempre em construção e coletiva. Ela é o palco de uma nova cultura humanista que coloca, pela primeira vez, a humanidade perante ela mesma ao oferecer oportunidades reais de comunicação entre os povos. E não falamos do futuro. Estamos falando do presente. Uma realidade com desigualdades regionais, mas planetária em seu crescimento. O uso dos computadores e das redes são hoje incontornáveis, oferecendo oportunidades de trabalho, de educação e de lazer a milhares de brasileiros. Vejam o impacto das redes sociais, dos software livres, do e-mail, da Web, dos fóruns de discussão, dos telefones celulares cada vez mais integrados à Internet. O que vemos na rede é, efetivamente, troca, colaboração, sociabilidade, produção de informação, ebulição cultural.

A Internet requalificou as práticas colaborativas, reunificou as artes e as ciências, superando uma divisão erguida no mundo mecânico da era industrial. A Internet representa, ainda que sempre em potência, a mais nova expressão da liberdade humana. E nós brasileiros sabemos muito bem disso. A Internet oferece uma oportunidade ímpar a países periféricos e emergentes na nova sociedade da informação. Mesmo com todas as desigualdades sociais, nós, brasileiros, somos usuários criativos e expressivos na rede. Basta ver os números (IBOPE/NetRatikng): somos mais de 22 milhões de usuários, em crescimento a cada mês; somos os usuários que mais ficam on-line no mundo: mais de 22h em média por mês. E notem que as categorias que mais crescem são, justamente, "Educação e Carreira", ou seja, acesso a sites educacionais e profissionais. Devemos, assim, estimular o uso e a democratização da Internet no Brasil.

Necessitamos fazer crescer a rede, e não travá-la. Precisamos dar acesso a todos os brasileiros e estimulá-los a produzir conhecimento, cultura, e com isso poder melhorar suas condições de existência. Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral.

O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância. Se, como diz o projeto de lei, é crime "obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida", não podemos mais fazer nada na rede. O simples ato de acessar um site já seria um crime por "cópia sem pedir autorização" na memória "viva" (RAM) temporária do computador. Deveríamos considerar todos os browsers ilegais por criarem caches de páginas sem pedir autorização, e sem mesmo avisar aos mais comuns dos usuários que eles estão copiando. Citar um trecho de uma matéria de um jornal ou outra publicação on-line em um blog, também seria crime.

O projeto, se aprovado, colocaria a prática do "blogging" na ilegalidade, bem como as máquinas de busca, já que elas copiam trechos de sites e blogs sem pedir autorização de ninguém! Se formos aplicar uma lei como essa as universidades, teríamos que considerar a ciência como uma atividade criminosa já que ela progride ao "transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado", "sem pedir a autorização dos autores" (citamos, mas não pedimos autorização aos autores para citá-los). Se levarmos o projeto de lei a sério, devemos nos perguntar como poderíamos pensar, criar e difundir conhecimento sem sermos criminosos.

O conhecimento só se dá de forma coletiva e compartilhada. Todo conhecimento se produz coletivamente: estimulado pelos livros que lemos, pelas palestras que assistimos, pelas idéias que nos foram dadas por nossos professores e amigos... Como podemos criar algo que não tenha, de uma forma ou de outra, surgido ou sido transferido por algum "dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular"? Defendemos a liberdade, a inteligência e a troca livre e responsável. Não defendemos o plágio, a cópia indevida ou o roubo de obras. Defendemos a necessidade de garantir a liberdade de troca, o crescimento da criatividade e a expansão do conhecimento no Brasil. Experiências com Software Livres e Creative Commons já demonstraram que isso é possível. Devemos estimular a colaboração e enriquecimento cultural, não o plágio, o roubo e a cópia improdutiva e estagnante. E a Internet é um importante instrumento nesse sentido. Mas esse projeto coloca tudo no mesmo saco. Uso criativo, com respeito ao outro, passa, na Internet, a ser considerado crime.

Projetos como esses prestam um desserviço à sociedade e à cultura brasileiras, travam o desenvolvimento humano e colocam o país definitivamente para debaixo do tapete da história da sociedade da informação no século XXI. Por estas razões nós, abaixo assinados, pesquisadores e professores universitários apelamos aos congressistas brasileiros que rejeitem o projeto Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo ao projeto de Lei da Câmara 89/2003, e Projetos de Lei do Senado n. 137/2000, e n. 76/2000, pois atenta contra a liberdade, a criatividade, a privacidade e a disseminação de conhecimento na Internet brasileira.

André Lemos, Prof. Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Pesquisador 1 do CNPq.

Sérgio Amadeu da Silveira, Professor Titular Faculdade Cásper Líbero, ativista do software livre.
Por Paulo Bicarato, às 17:00 de 07.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

04.07.2008

:: Resgate ou Armação? ::

Sem querer cair nas teorias conspiratórias, confesso que fiquei surpreso como aconteceu o *resgate* da Íngrid Betancourt. O lance de a Ingrid aparecer fisicamente bem foi o que mais me chamou a atenção, além do fato de o McCain estar lá bem no dia... ninguém nos EUA sabia o que ele teria ido fazer na Colômbia.

BTW, já tá pronto o roteiro do filme, Hollywood vai pagar zilhões, a Ingrid vai ser eleita (já tem audiência marcada com o papa!), e a direita vai tomar conta do tráfico, como diz o PDoria:
Quando as FARC caírem de podres que estão, quem assumirá o negócio são aqueles mais próximos. Ou seja: os grupos paramilitares de direita criados em parte, diga-se, com o dinheiro norte-americano. Será um processo parecido com aquele que ocorreu no Afeganistão durante a invasão soviética. Treinaram e bancaram mujahedins que viraram o Talibã e a al-Qaeda.

Não será alívio para ninguém a substituição de criminosos de esquerda por criminosos de direita. Para a população oprimida, dá no mesmo.
Mas aí vem a Lelê e manda esse artigo do ZeroHora. É, tem boi na tuba mêsss...
Há um grande mistério nesse resgate da ex-senadora Íngrid Betancourt e mais 14 reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Não me venham contar, como o estão fazendo, que os 15 reféns entraram em um helicóptero em plena selva e foram entregues ao Exército da Colômbia.

Soa como uma piada. A simples infiltração de nove agentes do Exército, com camisetas com a efígie de Che Guevara, entre os guerrilheiros, não explica o resgate.

Como é que guerrilheiros experientes iriam cair numa fraude dessas sem ser disparado um único tiro?

***

Para mim, há fatos que robustecem a suspeita de que o resgate foi acertado entre o governo colombiano e os guerrilheiros.

Um dos fatos é que, estrategicamente, os reféns sempre foram, através dos último oito anos, mantidos em cativeiros separados.

Certamente para evitar que uma operação de resgate levasse todos eles.

Como é então que, anteontem, no dia do resgate, foi dada a ordem para que reunissem os 15 reféns em um só local, de onde partiriam para outro lugar da selva, transportados por entidades humanitárias?

Impossível de acreditar nessa versão. Tem gato na tuba. Soou entre os guerrilheiros, exatamente nesse dia, o recolher dos reféns para um único lugar, onde apareceriam dois helicópteros que os levariam para outro lugar na selva, ao abrigo de um acampamento de um dos líderes emergentes da guerrilha. Mas isto não é uma anedota?

***

A refém ilustre, Íngrid Betancourt, agradeceu ao Exército e ao presidente Uribe a sua libertação.

Só faltou agradecer também aos guerrilheiros: na entrevista que concedeu, Íngrid agradeceu aos céus que os guerrilheiros que a aprisionaram durante seis longos anos "permanecessem vivos" em seus acampamentos.

E disse que quando viu, no chão do helicóptero, um dos carcereiros que cuidavam dela imobilizado e com o rosto colado ao chão, preso pelos homens do exército que tripulavam o aparelho, sentiu "compaixão por ele".

Em dois outros pontos de sua entrevista, revelou certa simpatia pelos guerrilheiros.

***

Além disso, a diferença entre a Íngrid Betancourt que tinha sido fotografada tempos atrás no cativeiro, esquálida, pálida, doente, apareceu agora totalmente alegre e hígida, falante, com o rosto estampando sorrisos.

Estava muito ajeitadinha, corada, disposta, eloqüente, gordinha para quem saíra de um cativeiro opressivo.

Está na cara que ela foi produzida durante meses para ser apresentada daquele jeito, a transmitir a impressão de que não era tão sofrido assim como se calcula o seu aprisionamento.

Ou seja, ela vinha sendo, ao que parece, alimentada, medicada, com os cabelos cortados, nos preparativos que já duravam quase um ano para sua libertação.

São todos detalhes que flagro para configurar uma farsa, arrisco dizer que esse resgate foi feito com inteira concordância dos guerrilheiros, obtida com demorada negociação.

***

Se uma guerrilha é capaz de se atirar até o tráfico de cocaína, como se noticia em todo o mundo, iria se recusar a receber alta soma em dinheiro para libertar a ex-senadora, ainda mais que com ela foram libertados também três norte-americanos?

Da forma singela com que foi divulgado o relato desse resgate, simplesmente não é possível acreditar na história.

Observei também que as duas partes envolvidas nesse suposto acerto político e financeiro, principalmente financeiro, guardaram no dia de ontem um estranho e obsequioso silêncio, nem o presidente Uribe se gabou da façanha nem os guerrilheiros se mostraram envergonhados da grande derrota.

Tem capincho nessa moita.

Correu muito dinheiro em torno desse resgate, ainda mais que, debilitada pela perda de vários dirigentes, a guerrilha deve estar passando por dramática situação financeira.

Eu não acreditei em nenhuma frase dessa versão montada.

Paulo Sant'ana em ZH de 04/07/08
Por Paulo Bicarato, às 15:03 de 04.07.2008 - 2 comentários
Categoria: PretoNoBranco

:: Cinco Chaves pra Trabalhar em Rede ::

Do David De Ugarte, as cinco chaves estão lá:
http://www.deugarte.com/cinco-claves-para-trabajar-en-red-fructiferamente

Mas gostei mêsss foi dessa aqui:
Las redes que no celebran, no merecen tener nada que celebrar. La celebración, la fiesta, lo lúdico y lo lírico es fundamental para la generación de confianza… y la confianza es el capital de las redes sociales, la base del capital social de una red.

=^)
[Dica do EfeEfe]
Por Paulo Bicarato, às 14:13 de 04.07.2008 - Comentem!
Categoria: Linux Vida Open Source

:: Numbers ::

Direto do urlmetrix. O que isso tudo aí quer dizer, fica por conta da minha meia-dúzia de cinco leitores.
Check your web popularity, rankings and more...
Permalink for http://www.alfarrabio.org
* Title: Alfarrábio
* Google PageRank: 4
* Alexa rank: 2,145,893
* Compete rank: 0
* Quantcast rank: 0
* Technorati Rank: 221,454
* Google Indexed: 3,910
* Yahoo Indexed: 2,330
* Google BackLinks: 1,900
* Yahoo BackLinks: 14,500
* Delicious Bookmarks: 20
* Wikipedia External Links: 0
* DMOZ Links: 0
* Google Blog Search Links: 268
* Technorati Blog Reactions: 0
* Last checked: 07/04/2008 - 15:44
Por Paulo Bicarato, às 13:48 de 04.07.2008 - Comentem!
Categoria: Egotrip

:: Políbio Quem? ::

Jornalista processando blogueiro? Então tá; entro nessa não só porque o Träsel é camarada, mas também porque tá mais do que na hora de usar a rede pra desmascarar tipos dessa laia.
O Políbio Braga abriu um processo contra o Nova Corja, mas eu não conheço o Políbio Braga nem seu site, seu blog ou seu jornal. Nunca ouvi falar em Políbio Braga, você já?

Então entre aqui e conheça tudo o que eu sei do Políbio Braga.

Obs: post completamente motivado pelo fantástico processo do Políbio Braga contra um blog. Nem preciso dizer o que acontece quando um monte de gente lincar o nome do Políbio Braga apontando para o blog que ele está processando (Google Bomb!!!)
[Copy&Paste da colega Joaninha]
Por Paulo Bicarato, às 13:18 de 04.07.2008 - Comentem!
Categoria: Blogosfera

03.07.2008

:: FF Download Day ::

Foi pro Guinness Book: nada menos que 8.002.530 downloads da nova versão do Firefox em 24 horas. Hoje, já passa de 29 milhões de downloads -- confira o mapa aqui. Ah! é tem direito a certificado personalizado também.

[Tá, eu sei, este Alfarrábio tá meio abandonado, largado mêsss. Mas assim que eu conseguir dar uma ordenada nas coisas por aqui, volto pra fazer a faxina, cortar a grama e atualizar mais esse trem.]
Por Paulo Bicarato, às 14:55 de 03.07.2008 - 4 comentários
Categoria: Linux Vida Open Source

01.07.2008

:: Radinho News ::

Por Paulo Bicarato, às 13:21 de 01.07.2008 - Comentem!
Categoria: Blogosfera