Por conta de uma mensagem de uma auto-intitulada *redatora web* em uma lista de discussão (que vou reproduzir só em parte aqui, porque dói a vista), o Marcelo sugeriu:
eu tenho uma dica para todos os ambientes de texto — editores, clientes de email, webmails, programas de criação e onde mais se puder escrever o que quer que seja: impossibilitar que dois pontos de exclamação estejam a menos de, hmmm, dez toques de distância um do outro.
Ah, e também só permitir um conjuntinho de reticências a cada mil toques…
São só duas sugestõezinhas básicas, com as quais concordo perfeitamente. Haveria muito mais a comentar sobre o *miguxês* (59.800 ocorrências no Google, com direito a tradutor online), mas fico só com o exemplo que originou as dicas do Marcelo: em uma mensagem de umas dez linhas, a pessoa em questão (detalhe: já é uma balzaquiana — *miguxos não têm idade, é um estado de espírito*, assoprou alguém) cometeu isso:
Genteeeeeeeeee
hoje!!!!
máximo!!!!
adoreiiiiiiiiiiiiiiii.
legal!!!
webbbbbbbbb!!!
Trabalhosssssssssssssss
pleaseeeeeeeee!
Seria, talvez, o caso de o teclado da moça estar com problemas, fazendo com que as teclas travem e gerem essa repetição de caracteres? Infelizmente, acho que essa é a hipótese menos provável…
Mas, pra não me acusarem (só) de chato e ranzinza, deixo aqui o link pro Manual de Redação, simples e básico. Por fim, segue também um exemplo do que a reforma ortográfica fez com o Marcelo, ou o Marcelo fez com a reforma ortográfica:
Jiboia não é linguiça!
De repente, K, W e Y caíram de paraquedas no nosso alfabeto. Ok — olha ele aí —, não foi assim, tão de repente; há muito tempo Williams, Keyrrissons e Yarleys andam entre a gente. Mas a coisa corre o risco de virar uma baiuca mesmo é com tanta mudança: dá pra ter uma ideia só de perguntar, por exemplo, quanto é dez vezes cinco. Sabe quanto dá? A partir de agora, cinquenta! (Pelos menos ninguém mexeu no Bündchen da Gisele!) Agora, o que vai ser difícil mesmo, um verdadeiro esforço sobre-humano, é saber onde colocar e de onde tirar o hífen. Até anteontem tinha, e agora ele me faz sentir um semianalfabeto. Um verdadeiro contrassenso! Vai ser difícil aguentar isso tudo, mas tenho que ficar tranquilo pra não entrar em paranoia e transformar essa passagem numa verdadeira epopeia.




Como disse um colega:
-Nunca trema em cima da linguiça…
Putz! Infâmia pouca é bobagem, né, Su?
Beijãos =^)