Escolha uma Página


Mauricio de Sousa mostra que está mais do que antenado: acabou de criar mais uma personagem, esta totalmente plugada:

A Turma da Mônica está cada vez maior. Depois da deficiente visual Dorinha, mais um personagem de Mauricio de Sousa estreou nos quadrinhos em novembro: Bloguinho, o garoto especializado em internet, com seu vocabulário composto por caracteres cifrados e palavras abreviadas, típico dos usuários da grande rede.
O personagem pode ser visto em Cebolinha #221 (Editora Globo), numa divertida aventura na qual o mote para as várias gags é o seu conhecimento sobre chats, nicks, emoticons e outros termos usados entre os internautas.
E uma curiosidade: Bloguinho é o irmão caçula de Teveluisão, um personagem que estava há muito tempo sumido dos gibis, e que agora volta a aprontar nas histórias da Turma.

Direto do Universo HQ, numa dica do grande Maratimba.

Update: Lembro-me muito bem que, há alguns anos, o Mauricio de Sousa foi criticado, apedrejado, quase crucificado, quando começou a explorar o linguajar *caipira* do Chico Bento. A grafia dos balões do Chico Bento seguia o padrão oral, com todas as particularidades a que tem direito. Foi o que bastou para que os puristas, acadêmicos & afins acusassem o Mauricio de *emburrecer* os leitores infantis, entre outras coisas.
Muito provavelmente, o Mauricio terá que aturar *críticas* desse naipe com a nova personagem, Bloguinho. De minha parte, quero mais que todas as novas formas de expressão sejam exercitadas, ampliando nosso vocabulário, mantedo viva a dinâmica da Língua que acrescenta e incorpora novos termos. Isso, no entanto, não quer dizer que eu seja completamente conivente com quaisquer estrangeirismos e baboseiras que aparecem por aí. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…